AGTI
O INÍCIO
A AGTI é uma associação de tecnologia da informação, sem fins políticos e/ou lucrativos que tem como objetivo promover a inovação tecnológica e contribuindo assim com o desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Gravataí.
Histórico
• Tudo começou em 1998, quando alguns dos fundadores ainda exerciam o oficio de professor, outros ainda iniciavam seus passos na área profissional e eram alunos do curso Técnico de Informática.
• Pessoas diferentes, mas com objetivos comuns: Estimular o desenvolvimento da área de tecnologia para atrair empresas que iriam gerar os empregos para os profissionais que formávamos.
• A ideia nunca morreu, frequentemente esteve presente nos intervalos escolares, nas reuniões e conversas.
• Não faltava vontade, tampouco adversidade.
A primeira reunião
• Na tarde do dia 25 de janeiro de 2017 reunimos algumas das pessoas ligadas a área de tecnologia de nossa cidade para discutir acerca deste assunto.
• E quem melhor do que um grupo de amigos que vem trilhando este caminho desde a década de 90, quando fomos professores e colegas de trabalho em instituições de ensino aqui de nossa cidade. O bate-papo agradável contou com a presença dos professores Christiano Cadoná, Silvio Teixeira, da nossa ex-diretora Denise Eltz e Selma Fraga.
• Nós que em conjunto com um grupo de excelentes profissionais como Jeferson Leon, Armando Morel, Eduardo Reus, Maurício Coelho e Daniel Pacheco, só para citar alguns, formamos uma base de ensino para um grande grupo de profissionais que hoje estão espalhados no mercado de tecnologia.
• Mercado este que estava representado pela empresa Anexo Tecnologia, de propriedade do Christiano Cadoná e que já vem há dez anos desenvolvendo software de gestão empresarial. O tempo passou mas nossa amizade e nossa relação com a TI nunca estiveram tão forte e ligadas.
• Pensando nisto é que trocamos algumas ideias de como viabilizar novas possibilidades e alternativas para um novo crescimento nesta área em nossa cidade.
• O mercado extremamente recessivo dos últimos anos também trouxe oportunidades para quem se qualificou, pois as empresas passaram a ser mais exigentes, e os profissionais precisam de um preparo diferenciado. Nesta conversa conseguimos identificar algumas estratégias que permitam um novo impulso gerando profissionais qualificados e possibilitando que um novo polo tecnológico se forme em Gravataí.
• Como é bom oxigenar ideias com pessoas criativas e de visão! Com certeza conseguimos avançar alguns bons passos dentro do objetivo de dar um olhar diferente para a tecnologia.
• Não sei até onde vamos, mas sei que não vamos parar!
A segunda reunião
• Na manhã do dia 21 de Março de 2017 estiveram reunidas algumas das pessoas ligadas à área de tecnologia de nossa cidade para discutir sobre este assunto, sendo a maior parte destes, representantes do velho grupo de 98.
• Poderia ser apenas mais uma das tantas conversas sobre o assunto, no entanto algumas condições se mostraram favoráveis para que o momento fosse adequado, a ideia havia maturado e a disponibilidade de tempo permitia um envolvimento mais adequado.
• O grupo, ali formado pelos professores e profissionais da área de TI: Alexandre Arens, Clovis Silveira, Christiano Cadoná, Silvio Teixeira, Jeferson Leon, Selma Fraga, Daniel Lacerda, Denise Eltz, Heitor Filho, Silvia Costa e Mauricio Coelho, decidiu que levaríamos adiante esta ideia e buscaríamos reunir todos os contatos que ao longo destes anos se mostraram dispostos a assumir este projeto e transformar os sonhos em realidade.
A Fundação
No dia 21 de março de 2017 reuniram-se na sede da ANEXO Tecnologia os fundadores: Alexandre Ottonelli Arens; Christiano Cadoná; Clóvis da Silveira; Daniel Pacheco Lacerda; Denise Eltz Pacheco; Heitor Boeira dos Reis Filho; Jeferson Faleiro Leon; Maurício Coelho de Moura; Nielsen Jesus Ferreira Specht; Selma Teresinha de Fraga; Silvia Milene Silva de Almeida da Costa; Silvio Freitas Teixeira.
Finalidade, única e exclusiva, fundar uma associação de direito privado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário.
• Enfatizou-se a necessidade de se constituir uma associação capaz de aglutinar forças e representar as aspirações dos presentes junto ao Poder Publico e à iniciativa privada, instituições de ensino e a execução, promoção, fomento e apoio às ações de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico, de ensino e pesquisa, de atração e promoção de capital humano, de gestão, de experimentação não lucrativa de novos modelos sócio-produtivos e sistemas alternativos de produção, prestação de serviços, comércio, emprego e crédito, de transferência de tecnologias, através de atividades de desenvolvimento tecnológico, educação e treinamentos apropriados, de natureza técnico-científica, cultural e mercadológica, em Tecnologia da Informação e suas aplicações, visando o desenvolvimento sócio-econômico. A proposta da denominação da associação foi submetida aos presentes para votação e foi aprovada por unanimidade, da seguinte forma: AGTI – ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO VALE DO GRAVATAÍ.
• O grupo de fundadores e diretoria executiva, bem como conselho fiscal da AGTI, é composta por professores, pesquisadores, mestres, doutores, técnicos, empresários e alunos.
COMITÊ REPRESENTATIVO DA AGTI - CRAGTI
Objetivo da experiência
Fortalecer a relação e ações dos associados da AGTI, tendo por finalidade discutir a Legislação Municipal sobre medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa cientifica, a produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí, definir as pautas relacionadas aos poderes executivo e legislativo, bem como a sociedade civil organizada través de entidades representativas e elevar continuamente os padrões de transparência das ações desenvolvidas pela associação, atuando como um canal de comunicação interna.
O Comitê Representativo GTI, tem como função as Pautas que envolvem discussão da Legislação Municipal sobre medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa cientifica, a produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí. Selma Fraga, presidente da AGTI representa neste ato o Comitê.
Membros do Comitê Representativo AGTI – Pauta Legislação Municipal
- Selma Fraga – Presidente da AGTI
- Henrique Antônio Gerstner – Vice-Presidente da AGTI
- Nielsen Specht – Diretor de Promoção e Desenvolvimento Social
- Jonathan Schreiber, Sócio Proprietário da witu.digital
- Daiana Godinho da Graça Silva, Diretora Administrativa da Omine Software
- Guilherme Soll, Presidente CEO da RedeHost
- Jaqueline Lima, Financeiro da RedeHost
- Silvia Milene, Proprietária da FILL Informática
- Jean Paul Lopes, Sócio Proprietário da TSA Tecnologia Sistemas e Automação Ltda
- Mauricio Arthur Quednau da Costa, Proprietário da Sites4U
- Victor Hugo Hubler, Proprietário da N. H. Com. e Repr. Ltda e Serviços
- Silvio Freitas Teixeira, secretário da AGTI e representando a Empresa PLAYTIX IMP. COM. E FAB
DE PRODUTOS ELE. EIRELI - Leandro Ávila, Sócio Proprietário da GRASOFT
- Felipe Goi Guidolin, Proprietário da HELP FULL
No dia 12 de maio de 2017, o Comitê fez a entrega do texto que originou a LEI Nº 4.072/2019 de 03 de maio de 2019, que estabelece medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa científica, a produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí, presentes na ocasião os secretários municipais, Davi Severgnini, Luis Zaffalon, Rafael Evaldt, Denner Medinger.
No dia 16 de junho de 2020 é assinado o Decreto Nº 17.998 que regulamenta a Lei 4.072/2019 de 03 de maio de 2019.
PRÊMIO 2018
A primeira edição do 1º PRÊMIO AGTI DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, o evento foi criado com o propósito de promover uma competição entre startups e em comemoração ao aniversário da Associação, e que será sempre realizado entre os meses de abril e maio que marca o início das atividades institucionais da AGTI, o evento foi realizado no Gravataí Shopping Center no dia 14 de abril
de 2018.
Nesta Edição contamos com a inscrição de 15 Startups, sendo que, 07 eram de Gravataí e 08 de outros municípios como Porto Alegre, Canoas, e Sapucaia do Sul. O Evento foi realizado com a doação de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) e toda a estrutura, divulgação, premiação, organização foi realizada com parceiros locais que doaram, seus serviços para promover a ação.
PRÊMIO 2019
A primeira edição do 2º PRÊMIO AGTI DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, o evento foi criado com o propósito de promover uma competição entre startups e em comemoração ao aniversário da Associação, e que será sempre realizado entre os meses de abril e maio que marca o início das atividades institucionais da AGTI, o evento foi realizado no Gravataí Shopping Center no dia 18 de maio de 2019.
Nesta Edição contamos com a inscrição de 21 Startups, sendo que, 11 eram de Gravataí e 10 de outros municípios como Porto Alegre, Canoas, e Cachoeirinha.