Quem sou eu

Cedo, muito cedo, fui atrás do que não tinha.

Nasci em 1959, em Gravataí (RS) – cidade onde moro até hoje – em uma família muito bonita e, como tantas outras, bastante humilde: minha mãe, costureira, e meu pai nunca teve uma profissão formal definida. Ele prestava serviços e nós vivíamos em uma constante adaptação a cada nova oferta de trabalho. Faltavam recursos, mas sobrava em mim uma determinação e energia tão fortes que eram capazes de fazer as coisas de fato acontecerem, independente da dificuldade ou do tempo que levasse.

Eu era teimosa e, muito cedo, fui atrás do que não tinha, mas sabia perfeitamente que queria. Fiz isso trabalhando e estudando. Trabalhei muito (meu currículo tem infinitas páginas) e corri atrás do meu diploma como aquela maratonista incansável que faz o percurso com dificuldade, mas não desiste porque tem a visão clara do prazer existente na chegada.

Cursei o ensino fundamental em várias escolas; Escola Estadual de Educação Básica Luiz de Camões (Cachoeirinha – RS), Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício (Gravataí – RS), EMEF Instituto Baha’i (Gravataí – RS), Ginásio Santa Rita de Cássia, das Abelhinhas (Gravataí-RS), Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício (Gravataí- RS); o ensino médio técnico em Administração de Empresas no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (GENSA); Graduada em Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNISINOS e pós-graduada em Informática da Educação pela ULBRA.

Aos 27 anos, fui abençoada com a chegada dos meus gêmeos Dhiego e Thiago – filhos incríveis, amigos, ambos se tornaram advogados. Eles são fruto do meu primeiro casamento. Meus filhos cresceram junto da minha busca por desenvolvimento. Contaram com a ajuda da avó, viram a mãe correr para cima e para baixo fazendo todos os malabarismos clássicos para dar conta deles, da casa, da vida, do trabalho… E se tornaram pessoas extraordinárias.

Há 16 anos tenho a alegria de compartilhar a vida com o Beretta (João Carlos Beretta), dono de uma história muito rica, que inclui seu longo período como atleta do Sport Clube Internacional e sua importante trajetória política na cidade de Gravataí. Ele tem dois filhos maravilhosos, também de seu primeiro casamento.

Sou daquelas que se mostram exatamente como são. Na vida pessoal ou profissional, fica clara a minha personalidade (que é forte, fazer o quê…), meu estilo dinâmico (ligada no 220) e minha franqueza com relação a tudo que penso.

Profissionalmente, tive muitas conquistas – dos 42 anos na área da tecnologia, 30 foram de trabalho na área operacional de tecnologia para o município de Gravataí, período concluído com êxito por meio de projetos importantes, como a certificação digital pelo legislativo 100% eletrônico, dentre tantos outros trabalhos relevantes na informatização da Câmara de Vereadores. Neste período, amigos e família andaram juntos comigo.

Sou bastante curiosa com relação às novidades pessoais ou técnicas que possam me levar para frente. Continuo com o olhar lá adiante, sempre querendo alcançar algo maior.

Nesta etapa da vida, tenho muito orgulho por conseguir me observar criticamente, como ser humano falho que sou, e buscar desenvolver o que precisa ser melhorado. Da mesma forma, identifico minhas qualidades e pontos fortes. Qualquer nome que se dê ao que sabemos que fazemos bem feito, como por exemplo, o fato de ser superdeterminada, capacitada tecnicamente, amar tudo o que faço, ter grande facilidade de comunicação e de interação com pessoas.

Esta sou eu, numa versão bem resumida – tarefa nada fácil para quem teria centenas de páginas escritas para cada parágrafo ali em cima, caso aprofundássemos cada um deles.