AGTI

Um trabalho realizado a várias mãos e coordenado com a maestria da estrategista Selma Fraga.

O INÍCIO

A AGTI é uma associação de tecnologia da informação, sem fins políticos e/ou lucrativos que tem como objetivo promover a inovação tecnológica e contribuindo assim com o desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Gravataí.

Histórico

• Tudo começou em 1998, quando alguns dos fundadores ainda exerciam o oficio de professor, outros ainda iniciavam seus passos na área profissional e eram alunos do curso Técnico de Informática.

• Pessoas diferentes, mas com objetivos comuns: Estimular o desenvolvimento da área de tecnologia para atrair empresas que iriam gerar os empregos para os profissionais que formávamos.

• A ideia nunca morreu, frequentemente esteve presente nos intervalos escolares, nas reuniões e conversas.

• Não faltava vontade, tampouco adversidade.

A primeira reunião

• Na tarde do dia 25 de janeiro de 2017 reunimos algumas das pessoas ligadas a área de tecnologia de nossa cidade para discutir acerca deste assunto.

• E quem melhor do que um grupo de amigos que vem trilhando este caminho desde a década de 90, quando fomos professores e colegas de trabalho em instituições de ensino aqui de nossa cidade. O bate-papo agradável contou com a presença dos professores Christiano Cadoná, Silvio Teixeira, da nossa ex-diretora Denise Eltz e Selma Fraga.

• Nós que em conjunto com um grupo de excelentes profissionais como Jeferson Leon, Armando Morel, Eduardo Reus, Maurício Coelho e Daniel Pacheco, só para citar alguns, formamos uma base de ensino para um grande grupo de profissionais que hoje estão espalhados no mercado de tecnologia.

• Mercado este que estava representado pela empresa Anexo Tecnologia, de propriedade do Christiano Cadoná e que já vem há dez anos desenvolvendo software de gestão empresarial. O tempo passou mas nossa amizade e nossa relação com a TI nunca estiveram tão forte e ligadas.

• Pensando nisto é que trocamos algumas ideias de como viabilizar novas possibilidades e alternativas para um novo crescimento nesta área em nossa cidade.
• O mercado extremamente recessivo dos últimos anos também trouxe oportunidades para quem se qualificou, pois as empresas passaram a ser mais exigentes, e os profissionais precisam de um preparo diferenciado. Nesta conversa conseguimos identificar algumas estratégias que permitam um novo impulso gerando profissionais qualificados e possibilitando que um novo polo tecnológico se forme em Gravataí.

• Como é bom oxigenar ideias com pessoas criativas e de visão! Com certeza conseguimos avançar alguns bons passos dentro do objetivo de dar um olhar diferente para a tecnologia.

• Não sei até onde vamos, mas sei que não vamos parar!

A segunda reunião

• Na manhã do dia 21 de Março de 2017 estiveram reunidas algumas das pessoas ligadas à área de tecnologia de nossa cidade para discutir sobre este assunto, sendo a maior parte destes, representantes do velho grupo de 98.

• Poderia ser apenas mais uma das tantas conversas sobre o assunto, no entanto algumas condições se mostraram favoráveis para que o momento fosse adequado, a ideia havia maturado e a disponibilidade de tempo permitia um envolvimento mais adequado.

• O grupo, ali formado pelos professores e profissionais da área de TI: Alexandre Arens, Clovis Silveira, Christiano Cadoná, Silvio Teixeira, Jeferson Leon, Selma Fraga, Daniel Lacerda, Denise Eltz, Heitor Filho, Silvia Costa e Mauricio Coelho, decidiu que levaríamos adiante esta ideia e buscaríamos reunir todos os contatos que ao longo destes anos se mostraram dispostos a assumir este projeto e transformar os sonhos em realidade.

A Fundação

No dia 21 de março de 2017 reuniram-se na sede da ANEXO Tecnologia os fundadores: Alexandre Ottonelli Arens; Christiano Cadoná; Clóvis da Silveira; Daniel Pacheco Lacerda; Denise Eltz Pacheco; Heitor Boeira dos Reis Filho; Jeferson Faleiro Leon; Maurício Coelho de Moura; Nielsen Jesus Ferreira Specht; Selma Teresinha de Fraga; Silvia Milene Silva de Almeida da Costa; Silvio Freitas Teixeira.

Finalidade, única e exclusiva, fundar uma associação de direito privado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário.

• Enfatizou-se a necessidade de se constituir uma associação capaz de aglutinar forças e representar as aspirações dos presentes junto ao Poder Publico e à iniciativa privada, instituições de ensino e a execução, promoção, fomento e apoio às ações de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico, de ensino e pesquisa, de atração e promoção de capital humano, de gestão, de experimentação não lucrativa de novos modelos sócio-produtivos e sistemas alternativos de produção, prestação de serviços, comércio, emprego e crédito, de transferência de tecnologias, através de atividades de desenvolvimento tecnológico, educação e treinamentos apropriados, de natureza técnico-científica, cultural e mercadológica, em Tecnologia da Informação e suas aplicações, visando o desenvolvimento sócio-econômico. A proposta da denominação da associação foi submetida aos presentes para votação e foi aprovada por unanimidade, da seguinte forma: AGTI – ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO VALE DO GRAVATAÍ.

• O grupo de fundadores e diretoria executiva, bem como conselho fiscal da AGTI, é composta por professores, pesquisadores, mestres, doutores, técnicos, empresários e alunos.

COMITÊ REPRESENTATIVO DA AGTI - CRAGTI

Objetivo da experiência

Fortalecer a relação e ações dos associados da AGTI, tendo por finalidade discutir a Legislação Municipal sobre medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa cientifica, a produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí, definir as pautas relacionadas aos poderes executivo e legislativo, bem como a sociedade civil organizada través de entidades representativas e elevar continuamente os padrões de transparência das ações desenvolvidas pela associação, atuando como um canal de comunicação interna.

O Comitê Representativo GTI, tem como função as Pautas que envolvem discussão da Legislação Municipal sobre medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa cientifica, a produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí. Selma Fraga, presidente da AGTI representa neste ato o Comitê.

Membros do Comitê Representativo AGTI – Pauta Legislação Municipal

  1. Selma Fraga – Presidente da AGTI
  2. Henrique Antônio Gerstner – Vice-Presidente da AGTI
  3. Nielsen Specht – Diretor de Promoção e Desenvolvimento Social
  4. Jonathan Schreiber, Sócio Proprietário da witu.digital
  5. Daiana Godinho da Graça Silva, Diretora Administrativa da Omine Software
  6. Guilherme Soll, Presidente CEO da RedeHost
  7. Jaqueline Lima, Financeiro da RedeHost
  8. Silvia Milene, Proprietária da FILL Informática
  9. Jean Paul Lopes, Sócio Proprietário da TSA Tecnologia Sistemas e Automação Ltda
  10. Mauricio Arthur Quednau da Costa, Proprietário da Sites4U
  11. Victor Hugo Hubler, Proprietário da N. H. Com. e Repr. Ltda e Serviços
  12. Silvio Freitas Teixeira, secretário da AGTI e representando a Empresa PLAYTIX IMP. COM. E FAB
    DE PRODUTOS ELE. EIRELI
  13. Leandro Ávila, Sócio Proprietário da GRASOFT
  14. Felipe Goi Guidolin, Proprietário da HELP FULL

No dia 12 de maio de 2017, o Comitê fez a entrega do texto que originou a LEI Nº 4.072/2019 de 03 de maio de 2019, que estabelece medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa científica, a produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí, presentes na ocasião os secretários municipais, Davi Severgnini, Luis Zaffalon, Rafael Evaldt, Denner Medinger.

No dia 16 de junho de 2020 é assinado o Decreto Nº 17.998 que regulamenta a Lei 4.072/2019 de 03 de maio de 2019.

PRÊMIO 2018

A primeira edição do 1º PRÊMIO AGTI DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, o evento foi criado com o propósito de promover uma competição entre startups e em comemoração ao aniversário da Associação, e que será sempre realizado entre os meses de abril e maio que marca o início das atividades institucionais da AGTI, o evento foi realizado no Gravataí Shopping Center no dia 14 de abril
de 2018.

Nesta Edição contamos com a inscrição de 15 Startups, sendo que, 07 eram de Gravataí e 08 de outros municípios como Porto Alegre, Canoas, e Sapucaia do Sul. O Evento foi realizado com a doação de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) e toda a estrutura, divulgação, premiação, organização foi realizada com parceiros locais que doaram, seus serviços para promover a ação.

PRÊMIO 2019

A primeira edição do 2º PRÊMIO AGTI DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, o evento foi criado com o propósito de promover uma competição entre startups e em comemoração ao aniversário da Associação, e que será sempre realizado entre os meses de abril e maio que marca o início das atividades institucionais da AGTI, o evento foi realizado no Gravataí Shopping Center no dia 18 de maio de 2019.

Nesta Edição contamos com a inscrição de 21 Startups, sendo que, 11 eram de Gravataí e 10 de outros municípios como Porto Alegre, Canoas, e Cachoeirinha.