Profissional

Foram muitos anos de estrada e muitos trabalhos onde tive a oportunidade de aprender e ensinar, de construir algo melhor como parte de um grupo de trabalho, como professora, profissional de TI e em todas elas cresci como pessoa e como profissional. É isto que trago um pouco aqui nesta área, para compartilhar e agradecer a quem fez parte desta minha caminhada.

Embaixadora do Clube Bora Fazer

➡️ Idealizado por Fernando Seabra o Clube BoraFazer, Sua Dose de Negócios, Coragem e Fé. ➡️ O projeto nasce global, com embaixadores e integrantes de mais de quinze países. ➡️ O Clube BoraFazer é uma comunidade do ecossistema de inovação com o objetivo de fomentar o empreendedorismo através da colaboração, compartilhamento de conteúdos, experiências e networking sustentável. ➡️ Somos uma comunidade de Think Tanks, a fim de promover a criação e troca inteligente de conhecimento. ➡️ Nossos valores são tudo o que para nós é inegociável, aquilo que determinamos que se pode ou não se pode fazer, o que é certo e o que é errado, uma espécie de lei própria. São aquilo que guia a missão que nos faz existir e norteia a visão de onde queremos chegar. O Clube BoraFazer possui como fundamento quatro valores: 1️⃣Networking sustentável 2️⃣Compartilhamento 3️⃣Cultura da inovação 4️⃣Integridade e Honestidade Aproveite para se inscrever na Newsletter do Clube através do link:
https://clubeborafazer.beehiiv.com/subscribe Acesso também nosso
Linktree com direcionamento para o canal do YouTube, Site, Instagram e
Facebook: https://linktr.ee/clubeborafazer
https://www.linkedin.com/company/clube-borafazer/
https://www.clubeborafazer.com.br/

Membro da Angel Investor Club

Inicio Setembro de 2021 até hoje.
O Angel Investors Club é uma comunidade de agentes do ecossistema, investidores e empreendedores que atua em âmbito nacional, conectando pessoas ao universo da inovação. A comunidade atua com desenvolvimento pessoal, network e aceleração de negócios, através de capacitação profissional com trilhas de conhecimento, facilitando acesso a investimento e uma rede de relacionamento, nutrindo o ecossistema de inovação.

https://angelinvestorclub.com.br/comunidade/
https://www.linkedin.com/company/angelinvestorclub/

Prefeitura de Gravataí /RS

Inicio Janeiro de 2021 até hoje.

Secretária Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia

https://gravatai.atende.net/subportal/smict-inovacao-ciencia-e-tecnologia

DPO - Data Protection Officer

Inicio Setembro de 2020 até hoje.

Profissional Certificado DPO – LGPD – Assespro-RS

“Encarregado de dados”. É o profissional responsável pela proteção de dados dentro da empresa, garantindo a segurança das informações, tanto dos clientes quanto da própria organização.

Profissional Liberal

Desde 1988 até hoje.

Presto consultoria e assessoria em projetos de TI. Realizo serviços técnicos como: suporte, segurança, manutenção dos serviços de Tecnologia, infraestrutura física de rede, instalação, configuração e atualização de softwares e sistemas operacionais para servidores em plataforma Windows e LINUX. Faço consultoria e projetos para implantação e/ou expansão da área de TI. Publico alvo: Advogados, Imobiliárias, Clinicas médicas, e varejo.

No me currículo incluo as palestras, que tem por objetivo divulgar as experiências adquiridas ao longo da minha profissão, e também sensibilizar pessoas, entidades, e formadores de opinião sobre a urgência que demanda a Pauta da Tecnologia e Inovação, é prioritário nas decisões de governo, sociedade a atenção para que o desenvolvimento de um ecossistema favorável a geração de novos negócios, desenvolvimento da Industria 4.0, economia criativa, pesquisa, fazer com que nosso município e região sejam fomentadores e geradores de emprego e renda e não somente formador de mão de obra qualificada e exportá-la, precisamos reter nossos talentos.

Prefeitura Municipal de Gravataí

1986 – 1990 / 2012 – 2013

Atuei como Chefe do Setor de Processamento de Dados – CPD, sendo responsável pela programação de sistemas de gestão pública, coordenação e distribuição de tarefas, planejamento estratégico para aquisição de serviços, equipamentos e softwares. Dei treinamento e suporte técnico a usuários, coordenei e desenvolvi, juntamente com a equipe de programação da Prefeitura, o Sistema para Contagem dos Votos das Eleições Gerais de 1986 e de 1988 (Convocação do TRE – Juiz do Cartório Eleitoral de Gravataí: Dr. Barroco). Coordenei a equipe de digitação e transmissão dos votos para o TRE das Eleições Gerais de 1990 (desta vez, o sistema já era desenvolvido pelo TSE – Convocação do Cartório Eleitoral de Gravataí: Juíza Ivortiz). Coordenei a equipe que recepcionava as mídias (disquetes) e transmitia os votos para o TER das Eleições Gerais de 1990 (o sistema já utilizava Urnas Eletrônicas; desenvolvido pelo TSE – Convocação do Cartório Eleitoral de
Gravataí: Juíza Ivortiz).

Em 2012 e 2013 fui convocada novamente para coordena o Escritório Público de Tecnologia da Informação – EPTI, e juntamente com a empresa Anexo Tecnologia, recuperamos o portal da prefeitura e parte das informações hospedadas no provedor VIA-RS – o site fora apagado no processo de impeachment.

Atuei como Coordenadora do EPTI – Escritório Público de Tecnologia da Informação (vínculo Câmara Municipal – nomeada pelas Portarias Legislativas: nº179/2012 e nº115/2013 e pelos Decretos Executivos: nº 12.710 – 23/01/2013 e nº 12.238 – 19/06/2012). Em 2012, coordenei a migração do sistema público (softwares administrativo/financeiro, contábil/orçamentário, tributário), em caráter emergencial, envolvendo a troca de fornecedor. Em 2013, coordenei nova migração de sistemas desktop para sistemas ERP Público, conceito Web (cloud computing). Coordenei equipes; fizemos migração de servidores e a reestruturação de parte da infraestrutura. Desenvolvi projetos para aquisição de hardware e software. . Em 2014 e 2015 a Prefeitura conquistou o SELO de Transparência na Internet dado pelo TCE/RS, fruto obtido dos resultados da digitalização e inovação
nos serviços de tecnologia do executivo municipal.

OAB – Ordem dos Advogados do Brasil

2013 – 2016 / 2007 – 2009 / 2004 – 2006

Realizei a manutenção de computadores e treinamentos a usuários e advogados. Fui responsável pelo projeto e pela instalação da rede de computadores da OAB, na sede da Justiça do Trabalho em Gravataí e pela coordenação para a implantação do portal da época.

Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí

1990 – 2001 / 2007 – 2008 / 2011 – 2016

Em 1990 fui contratada para desenvolver o projeto técnico de Termo de Referência para a informatização do legislativo gravataiense, incluía somente setores administrativos da Casa. Na época a infra-estrutura de cabeamento utilizada foi cabo coaxial, terminais de computadores e um servidor Edisa, UNIX, sistema operacional multi-usuário, comercializado pela SCO.

Em 1997 a segunda etapa do projeto continuou com a informatização dos gabinetes com os primeiros PCs, a marca era a ACER, e rodando Windows 95 e pacote Office.
Atuei como Coordenadora de Tecnologia da Informação – Cargo em Comissão em todas os ciclos que por lá trabalhei, com a responsabilidade de desenvolver e a gestão de projetos, gestão de recursos de Software/hardware/infraestrutura, acompanho a evolução da tecnologia e proponho o desenvolvimento e aplicação de novas técnicas e inovações. Gerencio equipe, dou suporte e treinamento a usuários,
desenvolvo normas, padrões e políticas para utilização dos recursos de tecnologia, responsável pela elaboração de Termos de Referência para Editais e para a elaboração de projetos de resolução para a área de TI. Coordenei a implantação e migração de dados para plataforma Cloud, a implantação da Assinatura digital com certificação e a implantação do Sistema de votação através de notebooks.

Desenvolvi, juntamente com a servidora Maria Cristina Wexel, o projeto para contratação do software para Gerenciamento Eletrônico e Documento – GED, que tem por objetivo além dos documentos atuais nascidos eletrônicos digitalizar e indexar todos os documentos do legislativo nascidos físicos. Em 2014 e 2015 a Câmara conquistou o SELO de Transparência na Internet dado pelo TCE/RS. A Câmara por diversas vezes foi referência para outros municípios do RS e outros estados, a convite do TCE/RS apresentamos o projeto em Lajeado RS.

Faculdade de Tecnologia de Gravataí – FAQI

2006 – 2007

Atuei na Coordenação Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas. Fui responsável pela coordenação dos professores da área e dos recursos de hardware/software da Faculdade. Participei da organização de eventos (semana acadêmica), de ações para divulgação do curso e da faculdade e para a captação de alunos. Organizei reuniões e palestras para docentes e fui professora da unidade curricular de Algoritmos e Programação.

Juntamente com o corpo docente, reestruturamos a grade curricular e conteúdo programático do curso junto ao MEC.

 

O grupo de Escolas técnicas e faculdades QI, me proporcionaram uma experiência única, o inicio da minha missão como educadora. Comecei com o que seria um estágio curricular no curso de pós graduação em Informática na Educação pela ULBRA, recebi o convite do Diretor da instituição Henrique Antonio Gerstner para integrar o grupo de professores do primeira turma do técnico de informática, na época uma desafio, aprender sobre didática, preparar aula, entrar em sala de aula, recepcionar alunos, transmitir conhecimento e aprender, sim porque ensinar é aprender, conviver num mundo totalmente diferente daquele que eu conhecia, o empresarial e corporativo.

Certamente foi um dos melhores presentes que recebi da vida, a docência te permite fomentar sonhos, acolher, exige que o teu comportamento, seja uma referência, um exemplo a ser seguido, a docência exige humildade, escutar, colocar a mão no ombro e acordar o teu aluno que dorme pelo cansaço de um dia intenso de trabalho, de transporte, te permite desafiar “o que você faz da meia noite às seis da manhã?.”, ou amenizar a dificuldade ou barreiras para entender um conteúdo de lógica de programação, e algoritmos, “como assim? É basiquinho! Você consegue! Até eu aprendi…”.

Aqui me foi oportunizado conhecer pessoas, e me fazer uma pessoa melhor e mais feliz.

Sociedade de Educação e Caridade – Colégio Dom Feliciano

2003 – 2010

Fui professora do curso Técnico de Sistemas de Informática, tendo como componentes curriculares: Sistemas Operacionais II (Plataforma Windows – ambientes servidores), Sistemas Operacionais III (plataforma Linux – ambientes servidores), Redes de Computadores e Lógica de Programação.

Coordenadora de Área (2004 – 2005)
Realizei atividades profissionais de foco administrativo que incluíram: criação e organização do Projeto Pedagógico do Curso – desenvolvi o plano do curso Técnico em Sistemas de Informática; coordenação de professores da área; organização de palestras e mostras na área de tecnologia. Palestrei para funcionários e professores quando da coordenação de área. Fui membro do Conselho Técnico, neste período, participando de todas as reuniões deliberativas da área pelo Colégio Dom Feliciano. Fiz a divulgação do Curso Técnico em Sistemas de Informática em empresas e instituições de ensino.

No Colégio Dom Feliciano, tive uma das maiores oportunidades de crescimento profissional e pessoal, aqui aprendi mais sobre fé, pedagogia, educação e educadora, e sobre projetos de inclusão social.

Com. Evangélica Luterana São Paulo ULBRA – Colégio Bom Pastor

2001 – 2002

Trabalhei como professora do Curso Técnico de Informática, nível técnico pós-médio, tendo como componentes curriculares: Lógica de Programação e Linguagem de Programação Delphi. Fui responsável pela coordenação de área do Curso Técnico em Informática, atuação que envolveu: coordenação de professores da área, organização de palestras e mostras na área de tecnologia.

Como membro do Conselho Técnico (de 2001 a 2002), participei de todas as reuniões deliberativas da área pelo Colégio Bom Pastor e fiz a divulgação do Curso Técnico de Informática em empresas e instituições de ensino. Na época tive um enorme desafio e gratificante desafio, acostumada a dar aula pra turmas de 30, 40 alunos, de repente recebo uma turma muito especial de 07 alunos, pude conhecer a história de cada um, entender seus sonhos, dificuldades, qualidades e a capacidade de equipe.

A nossa diretora, a Simone nos desafiou a fazer uma mostra e organizar uma palestra, onde o auditório deveria no mínimo estar lotado, éramos poucos, mais unidos, e conseguimos realizar o evento com grande repercussão – o Tema Edificações Inteligentes, um público composto de engenheiros arquitetos, advogados, acadêmicos da Universidade e comunidade local, e lotamos o
auditório.

Orgulho desse time!

Câmara Municipal de Vereadores de Viamão

1999

Fui contratada por notória especialização pelas três instituições municipais, sendo responsável pelo desenvolvimento do projeto, termo de referência e edital para aquisição de equipamentos de informática ‘Bug do Milênio’ e pela instalação dos equipamentos e configuração da rede.

Câmara Municipal de Vereadores de Canoas

1999

Fui contratada por notória especialização pelas três instituições municipais, sendo responsável pelo desenvolvimento do projeto, termo de referência e edital para aquisição de equipamentos de informática ‘Bug do Milênio’ e pela instalação dos equipamentos e configuração da rede.

Prefeitura Municipal de Esteio

1999

Fui contratada por notória especialização pelas três instituições municipais, sendo responsável pelo desenvolvimento do projeto, termo de referência e edital para aquisição de equipamentos de informática ‘Bug do Milênio’ e pela instalação dos equipamentos e configuração da rede.

Escola de Informática QI

1998 – 2005

Fui professora do curso Técnico de Informática, nível técnico pós-médio, tendo como componentes curriculares: Sistemas Operacionais (Plataforma Windows – ambientes servidores), Sistemas Operacionais (plataforma Linux – ambientes servidores), Análise de sistemas, Lógica de programação, Redes de computadores.

Era responsável pela coordenação de estágios do Curso Técnico de Informática, tendo como principais atividades: planejamento e organização das reuniões com estagiários, orientação aos discentes nos trabalhos de conclusão, visitas às empresas provedoras de estágios, captação de vagas e indicação dos alunos para provimento das mesmas.

Baterias Delphi - Sistemista Complexo da GM Gravataí

1998

Fiz a tradução de inglês para português dos manuais de segurança da empresa, quando da sua instalação em Gravataí.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE

1990 – 2007

Fui responsável pelo projeto e pela implantação do setor de Informática (CPD), pela elaboração de editais para aquisição de serviços, equipamentos e softwares. Fiz planejamento e projeto para expansão dos serviços de TI, instalação do laboratório de informática para os alunos da APAE, treinamento e suporte técnico a usuários. Desenvolvi softwares para gestão escolar, avaliação clínica e controle patrimonial, além de prestar serviços preventivos e de manutenção da rede da escola.

Racine Hidráulica LTDA – DANA Álbarus

1980 – 1990

Trabalhei como Digitadora de Dados, Programadora de Sistemas e Encarregada de Processamento de Dados (Coordenação e distribuição de tarefas). Na Racine, tive a oportunidade de passar por todos os setores de tecnologia da empresa, conheci a perfuradora de Cartões da IBM, Cartão Perfura, Leitora de Cartão, Impressora matricial , MAINFRAME IBM, Backup/Restore em FITA IBM 3420 Tape Drives.

Na época aprendi e vivi muitas experiências alem das técnicas, como de colega à responsável pelo setor, o que exigiu de mim, bastante conhecimento, sabedoria, equilíbrio, resiliência e empatia. Foi uma década muito feliz e rica em minha vida profissional e pessoal.

Supermercados Febernati S/A

1976 – 1980

Em 05 de fevereiro de 1976, tive o meu primeiro trabalho formal com carteira assinada no cargo de Auxiliar de Serviços Gerais. Com certeza, foi um dos dias mais felizes da minha vida porque foi lá que os meus sonhos começavam a tomar forma.

Iniciei minha trajetória no trabalho formal como balconista de fiambreria/padaria, sendo mais tarde promovida ao cargo de Digitadora de Dados. Eu tinha 16 anos, e queria muito trabalhar para ajudar minha mãe e pra realizar meus sonhos, que eram muitos, entre eles compra um fusca. Na época era padrão as empresas receberem os candidatos à vagas nas segundas-feiras para “preencher fichas”, ou fazer entrevistas com o RH. Como eu era menor de idade, era difícil oportunidades de trabalho, estágio então, era coisa rara. Durante um longo período eu ia todas as segundas-feiras e nada, a resposta “não temos vagas”.

Como eu só tinha um par de tênis, uma camiseta, uma calça jeans, uma calça vermelha de tergal, e o blusão vermelho do Colégio GENSA (cursava o ensino médio técnico em administração de empresas), limitava as oportunidades, pois não tinha como me vestir adequadamente e também não tinha experiência alguma.

Um determinado dia, acredito que o recrutador cansou de me ver, autorizou que eu preenchesse a ficha e fizesse o teste, a felicidade era tanta que fiz rapidinho, e para a surpresa do responsável eu acertei 100%, daí veio a resposta: “não temos vagas para a sua idade, somente balconista de fiambreria e padaria”, e eu rapidamente respondi “tudo bem, aceito, quero trabalhar”…

Foi assim que minha vida se transformou, e meus sonhos tomaram forma, ali conheci, aprendi, e admirei as mulheres e homens elegantes que frequentavam o Supermercado Febernati (ainda não existiam os shoppings), era o point…

O uniforme, eu carregava num saco de papel – sim, naquele tempo, as compras eram embaladas em sacos de papel – e o dinheiro da passagem eu guardava no bolso da calça.

Mais tarde, talvez no terceiro ou quarto salário, comprei um tecido de brim e duas alças de madeira; com isto, minha mãe confeccionou a minha primeira bolsa (era moda), que decorei com uma pintura à mão (eu mesma, com a técnica que aprendi com a professora Nelma Chanas
ainda no primeiro grau) com tinta para tecido.

De lá pra cá sempre tive anjos, e oportunidades, aqui tive um chefe, o senhor Eduardo, que deu a oportunidade de começar a carreira na tecnologia, me promovendo ao cargo de digitadora de dados, ele disse: “não te preocupa, vais aprender rápido, você é rapidinha”. Ele acreditou em mim, e cá estou até os dias de hoje, com 60 anos e trabalhando ativamente com tecnologia. Gratidão senhor Eduardo, onde estiveres!

Serei eternamente grata à rede Febernati S/A que possibilitou o meu primeiro emprego.

Faxineira e Cuidadora de Animais

1972 – 1975

Iniciei minha trajetória no trabalho informal, desenvolvendo atividades de faxina e cuidando de cachorros.