Esse trabalho visa a melhoria do ambiente de negócios da cidade, sendo isso uma das condições essenciais para que as atividades empreendedoras ganhem cada vez mais vigor e contribuam, cada vez mais, para o desenvolvimento da cidade. Com a melhora do ambiente empreendedor ampliam-se as oportunidades e alternativas, a geração de emprego, renda, produção e inclusão na atividade econômica, o que proporciona elevação no senso de utilidade e importância da sociedade e em cada indivíduo.
O Comitê de Empreendedorismo tem base na formação de uma Governança com foco no Desenvolvimento para o Empreendedorismo da cidade. Na regional metropolitana quatro cidades estão recebendo esse trabalho, Gravataí, Torres, Viamão e Capão da Canoa.
A premissa do Comitê é trabalhar com o conhecimento de instituições pública, privada e terceiro setor, para dessa forma, estruturar ações para cada diretriz identificada com possibilidade de inovação e melhoria no ambiente de negócios da cidade. Em Gravataí os eixos a serem trabalhos serão Educação Empreendedora, Simplificação e Desburocratização, e por fim, Negócios e Inovação.