Selma Fraga

Nasci em 14 de outubro de 1959 no Passo da Taquara em Gravataí/RS – cidade onde moro até hoje em uma família humilde, mas de valores sólidos. Sou esposa de João Carlos Grizza Beretta e mãe dos gêmeos Dhiego e Thiago, ambos advogados.

Sou formada em Técnologa em Processamento de Dados pela UNISINOS, e Pós Graduada em Informática na Educação pela ULBRA.

Trabalho há 42 anos na área da tecnologia, e da educação, com especial dedicação ao município de Gravataí. Coordenei as equipes que modernizaram os setores de tecnologia da e da Câmara de Vereadores (Prêmio Portal Transparência TCE/RS) nos anos de 2014 e 2015. Contribui para que o Legislativo Municipal fosse referência nacional em tecnologia, com a implantação de um sistema 100% eletrônico com certificação digital.

Em março de 2017 junto com mais quinze colegas da área de tecnologia, fundamos a ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DO VALE DO GRAVATAÍ – AGTI. A AGTI tem se destacado em diversas ações no município e região que estão gerando oportunidades para a criação de startups que já estão atuando e que formam uma rede de profissionais e empresas em diversos segmentos. Escrevi o texto inicial, e junto com meus colegas associados o ampliamos, da LEI N° 4072, DE 03 DE MAIO DE 2019, que estabelece medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa científica, à produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, e regulamentada pelo Decreto Lei N. 17.998 de 16 de Junho de 2020.

Decidi concorrer ao cargo de vereadora por entender que a pauta da tecnologia é urgente para desenvolver um ecossistema favorável à educação, pesquisa, inovação, tecnologia e empreendedorismo, com o foco no fortalecimento da economia criativa. O uso de tecnologias cria oportunidades para novos empregos, criação de startups, geração de negócios, modifica a realidade das famílias: tecnologia e mídias no trabalho, na educação dos filhos e, nos relacionamentos sociais, e como resultado o desenvolvimento socioeconômico para tornar o município de Gravataí mais rico, mais seguro e mais bonito.

Conto com você!
Selma 10014 Republicanos
A Tecnologia gerando oportunidades e transformando vidas

Acredito nas conquistas pelo trabalho. Boas ideias levadas a cabo são sempre fator positivo de transformação. Entro na política com orgulho de ser brasileira, gaúcha, gravataiense e mulher. Uma nação forte começa com municípios fortes e isto só é possível com pessoas engajadas no mesmo propósito. Farei minha parte pela minha cidade.

O que faz uma vereadora?

A vereadora é a representante do Poder Legislativo municipal. É eleita a cada quatro anos, podendo ser reeleita mais uma vez, em sequência ou não. De acordo com o artigo 30, da Constituição Federal, a vereadora, representante do Legislativo municipal, para atender as necessidades da população local, efetua o acompanhamento das ações do Executivo, averiguando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Cabe também à vereadora apresentar projetos de:

  • Emenda à Lei Orgânica municipal;
  • Lei Complementar;
  • Lei Ordinária;
  • Decreto Legislativo;
  • Resolução.

A vereadora é eleita para desempenhar as seguintes funções:

Função de representar

A vereadora representa o povo no poder legislativo municipal. É responsável por defender os interesses da população e pleitear melhorias para o município. Responsável por ouvir a vontade de seus eleitores e representá-los ante o poder público, trazendo para o debate na Câmara as questões relacionadas à segurança pública, saneamento, educação, saúde, agricultura, meio ambiente, cultura, inovação, tecnologia, empreendedorismo, entre outros temas de interesse comum.

Função de legislar

A vereadora é eleita pelo povo e os representa na Câmara Legislativa e deve apresentar propostas legislativas de acordo com a necessidade da população do município, levando em conta o bem-estar de todos.

Função de fiscalizar

Cabe às vereadoras fiscalizar ações do Poder Executivo Municipal, em relação ao cumprimento das leis e a aplicação dos recursos públicos.

São deveres da vereadora:

Propor

projetos de leis e debatê-los nas sessões plenárias e comissões.

Atuar

em observância às necessidades locais, sobre temáticas, tais como abastecimento de água, pavimentação e iluminação de vias públicas, atuando também em prol da construção e funcionamento de hospitais e escolas.

Desempenhar

seus deveres políticos e administrativos de acordo com a legislação.

Neste papel, vou disponibilizar a plataforma eletrônica do gabinete que vai proporcionar interatividade junto ao cidadão gravataiense.

O que ganhamos com isso?

Transparência

Fiscalização da atuação parlamentar

Proximidade com o cidadão

Ferramentas para sugestões e reivindicações

Eficácia na identificação e solução de problemas

A base do trabalho

de Selma Fraga

Selma T.E.M. Tecnologia + Educação + Mulher

Com participação efetiva dentro do universo da Tecnologia, suas conexões com empresas, o trabalho realizado para o crescimento da área, não apenas depois de constituída a empresa, mas também indo ao encontro do segundo pilar, a Educação, com seu apoio, suporte e participação direta no ensino para que nossa cidade possa crescer potencialmente.

Isto é feito não apenas em seu longo trabalho em salas de aula, mas também lado a lado com escolas e universidades da região, criando a sinergia que permite a colaboração de todos em prol do aprendizado. Toda essa dedicação e coragem são fruto da convicção de que ela pode fazer (e está fazendo) a diferença!

Então chegamos ao terceiro pilar, M, de Mulher. Faith Whittlesey disse: “Ginger Rogers fazia tudo o que Fred Astaire fazia, só que ela fazia de costas e com salto alto”. Não há frase que expresse melhor a força da mulher e o preconceito ao qual as mulheres são expostas diariamente. Selma Fraga é uma mulher forte e mostra que competência não tem gênero. Sua luta para dar a oportunidade que as mulheres merecem é uma das expressões que marcam sua personalidade.

Compromissos com a:

Tecnologia:

Estar sempre à frente de informações, novidades, mudanças e desenvolvimento.

Educação:

Ter o ensino e a valorização da educação como norte de evolução social.

Mulher:

Fortalecer e empoderar mulheres em todos os setores para que conquistem e ocupem muitos espaços.

• Propor a alteração no regimento interno da câmara para a criação das comissões permanentes que tenham por objetivo tratar de assuntos específicos de inovação, em prol da sociedade: comissão de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

• Propor a alteração no regimento interno da câmara para a criação das comissões permanentes que tenham por objetivo tratar de assuntos específicos da inclusão da diversidade, em prol da força de trabalho do Município de Gravataí, relativas a jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, diversidade sexual, igualdade étnica e racial, estrangeiros e migrantes, tolerância religiosa e outras diretamente relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis. Oportunidades com equidade, oferecem condições de desenvolvimento para todos: comissão de diversidade e inclusão.

Criar a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí (SICT)

A criação da SICT demonstra o compromisso do governo Municipal com a inovação, a ciência e a tecnologia, hoje essenciais na consolidação de um MUNICÍPIO mais competitivo, amplamente comprometido com as suas potencialidades e focado no seu desenvolvimento:

  • Aproximação de investidores;
  • Cooperação entre escolas, universidades e empresas;
  • Criar espaços para inovação, capacitação e incubadora de empresas;
  • Inclusão do pensamento computacional na base curricular do ensino municipal:
    Espaços para TI no BNCC (Base Nacional Comum Curricular) DEFENDE a presença do pensamento computacional nos instrumentos construtores de educação: análise dos três níveis, nacional, estadual e municipal e suas menções a termos relacionados a área como formação para oportunidade de renda para os estudantes de ensino fundamental e médio.
    O Espaço de TI no Referencial de Território de Gravataí não faz “nenhuma” menção a termos de TI que se diferencie dos citados anteriormente.
    Ao trabalhar com foco na educação e tecnologia, uma série de problemas sociais serão minimizados pois tem são consequências de uma causa em comum, a falta de uma educação de qualidade, que se pode alcançar utilizando as ferramentas que a tecnologia hoje nos oferece. Uma vez alcançado teremos um cenário diferente, com melhor educação será possível se tornar um profissional de qualidade capaz de se empregar melhor, com emprego adequado pode-se ter maior qualidade de vida, o que resultará em menor problemas de saúde, em possibilidade de acesso a cultura. Quando analisamos com mais cuidado percebemos que precisamos trabalhar a base para não termos que encontrar alternativas tardias. Nas antigas palavras, mas ainda atuais, do filósofo Pitágoras: “Eduquem as crianças para não precisar punir os homens”.

Participar ativamente das discussões e sugestões da Elaboração e Desenvolvimento do Plano Diretor

Para que ofereça qualidade de vida para todos, o ideal é que uma cidade cresça de maneira equilibrada, com definições prévias acerca das prioridades do município e das destinações de uso de seu território. É para esse fim que foi criada a exigência de elaboração do Plano Diretor. Trata-se do documento-base de orientação da política de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O Plano Diretor está previsto na Lei 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade. Assim, o plano diretor pós-Estatuto da Cidade deixa de ser visto como uma peça exclusivamente técnica, assumindo um caráter político, central para o estabelecimento de prioridades, integração das políticas públicas setoriais e garantia da função social da propriedade.

• Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura;
• Gerar despesa pública fora do orçamento;
• Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União;

COMISSÃO DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Propor a alteração no regimento interno da câmara para a criação das comissões permanentes que tenham por objetivo tratar de assuntos específicos de inovação, em prol da sociedade: comissão de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

COMISSÃO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Propor a alteração no regimento interno da câmara para a criação das comissões permanentes que tenham por objetivo tratar de assuntos específicos da inclusão da diversidade, em prol da força de trabalho do Município de Gravataí, relativas a jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, diversidade sexual, igualdade étnica e racial, estrangeiros e migrantes, tolerância religiosa e outras diretamente relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis. Oportunidades com equidade, oferecem condições de desenvolvimento para todos: comissão de diversidade e inclusão.

Prioridade, confiança

Meus amigos, é a confiança que acredito que depositarão em mim no dia das eleições e, como vocês, entendo que o melhor para o município é uma legisladora atuante e com vontade de trabalhar em prol do município e das pessoas. Por isso peço mais uma vez que analisem com carinho minhas propostas, e no dia 15 de novembro, digitem 10014 e depois “CONFIRMA“. Junto com 15 na Prefeitura, trabalharemos por uma cidade cada vez melhor. Obrigada!